(96) 9 8429-4799 | (91) 9 9145-8446 insolar.infor@gmail.com

Controlador de carga

Saiba o que é um controlador de carga, qual sua função, tipos e valores de mercado

O que é um controlador de carga?

O controlador de carga é um dos mais importantes componentes de um sistema fotovoltaico off-grid, ou autônomo. Ele é o equipamento responsável por preservar a vida útil das baterias estacionárias, protegendo-as dos efeitos da sobrecarga ou descarga abrupta. 

Esse componente também é responsável por tornar o armazenamento da energia excedente mais eficiente, diminuindo perdas energéticas.

Qual a função de um controlador de carga?

Um controlador de carga tem a função de gerar uma corrente de alimentação maior que a descarga automática do sistema, preservando o funcionamento da bateria. 

Além disso, o equipamento tem o propósito de compensar os diferentes fluxos de energia que ocorrem quando a bateria está sendo carregada e utilizada ao mesmo tempo – um processo chamado de suspensão. 

O controlador também tem o papel de determinar quando a bateria está fraca, além de proteger contra sobrecarga e curto-circuitos, além de ser capaz de medir a temperatura e a pressão do sistema, evitando danos por superaquecimento e acidentes.

Dimensionamento do controlador de carga

A capacidade do controlador deve ser maior do que a corrente de curto-circuito de todos os painéis somados. Além disso, sua capacidade também deve ser igual ou superior à máxima corrente exigida pelo consumo da casa ou estabelecimento.

A corrente de carga pode ser encontrada ao dividir o consumo de energia em Watt/hora pela tensão de trabalho do controlador de carga solar.

Como funciona o controlador de carga solar?

O equipamento faz a intermediação entre os painéis solares e a bateria, gerenciando informações sobre o funcionamento e otimizando o processo de armazenamento da energia em sistemas autônomos. 

Tipos de controladores de carga

Existem dois principais tipos de controladores de carga, os paralelos e os em série.

Enquanto os controladores paralelos derivam a corrente dos módulos para uma carga dissipativa, permitindo que o acumulador mantenha-se em seu nível de carga máxima, os controladores em série interrompem a corrente que chega à bateria, dependendo da sua tensão.

Os reguladores em série não dissipam calor e podem ser instalados em ambientes fechados e atender a diversas aplicações, incluindo as de maior porte. Já os controladores paralelos causam aquecimento e, por isso, têm sua capacidade de trabalho limitada, sendo ideais para instalações fotovoltaicas menores.

6 + 8 =

Endereço

R. Leopoldo Machado, 1750 - Central, Macapá - AP, 68900-067

Email

insolar.infor@gmail.com