(96) 9 8429-4799 | (91) 9 9145-8446 insolar.infor@gmail.com

Sistema Solar Off-Grid

É comum ter dúvida sobre a energia solar off-grid na hora de escolher o sistema fotovoltaico ideal para o seu imóvel. Por isso, é fundamental saber a diferença entre os sistemas on-grid e off-grid, seus prós e contras, e como funcionam.

Sendo assim, para começar a produzir energia limpa e renovável, reúna todas as informações e estude as possibilidades que variam de acordo com a sua necessidade, seja em sua residência, estabelecimento comercial ou indústria.

O que é um Sistema Off-Grid?

Os sistemas de energia solar fotovoltaica off grid também são chamados de autônomos e funcionam com baterias que armazenam a produção diurna para ser utilizada à noite, dispensando a conexão com a rede elétrica.

Ou seja, o sistema fotovoltaico off grid pode atender sozinho ao consumo elétrico de uma casa ou empresa quando a luz solar não está disponível, até mesmo em locais sem acesso à rede.

Aliás, o uso de sistemas solares off-grid é especialmente vantajoso em locais remotos como uma alternativa aos tradicionais geradores a diesel, pois permitem uma geração elétrica muito mais econômica e sustentável.

Os sistemas fotovoltaicos off grid funcionam com o uso de um controlador de carga, equipamento que gerencia o abastecimento das baterias com a energia do painel solar. Depois, o inversor puxa a energia das baterias e converte a sua corrente para que ela possa atender o consumo.

Como funciona o sistema fotovoltaico isolado Off-Grid?

Por tratar-se de um sistema autônomo, o funcionamento ocorre à parte da rede elétrica. O sistema abastece os aparelhos domésticos e eletrônicos que utilizarão a energia de forma direta. Essa opção é principalmente utilizada em locais remotos, visto que, para muitos, é a maneira mais econômica e simples de gerar energia elétrica por conta de dificuldades na região.

O sistema off-grid tem seu funcionamento igual ao sistema on-grid, sendo aproveitado em atividades do dia a dia como bombeamento de água, iluminação, eletrificação de cercas e muito mais. A energia solar, por ser armazenada em baterias, pode ser utilizada em dias chuvosos, nublados e durante a noite.

A operação de um sistema solar off-grid ocorre com o mesmo padrão de captação da luz do sol para a conversão de energia solar em energia elétrica, utilizando equipamentos como painéis solares, inversor solar, controlador de carga e baterias.

Veja o passo a passo do funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica isolada à rede (Off-Grid)

O painel solar capta a luz e a transforma em energia elétrica

Ao contato com a luz do sol, o painel solar fotovoltaico instalado sobre o telhado produz energia elétrica por meio efeito fotovoltaico.

O painel solar é formado pela junção das placas solares conectadas entre si. Em cada projeto, é preciso calcular a quantidade necessária de placas de acordo com o consumo elétrico a ser atendido.

Ou seja, quanto maior o tamanho do painel solar, mais placas fotovoltaicas ele possui e mais energia ele é capaz de gerar.

O inversor fotovoltaico adapta a corrente elétrica da energia

Antes de poder ser utilizada, a eletricidade produzida pelo painel solar precisar passar pelo inversor fotovoltaico, equipamento que adapta a sua corrente ao padrão da nossa rede elétrica, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Ou seja, é o inversor solar que torna a energia elétrica gerada pelo painel fotovoltaico apta a alimentar televisores, computadores, eletrodomésticos e quaisquer outros equipamentos elétricos da sua casa ou empresa.

A energia chega ao quadro de luz e é distribuída na sua casa ou empresa

A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o “quadro de luz” e é distribuída para atender ao consumo do seu imóvel.

Como esta energia é gerada por você, não existe custo na sua utilização. Portanto, é possível utilizá-la como alternativa à eletricidade que você compra da distribuidora para reduzir o gasto com a conta de luz.

Um sistema fotovoltaico pode atender toda a demanda elétrica de um imóvel, desde pequenas residências até grandes empresas e indústrias.

Para isso, entretanto, é necessário que o sistema seja projetado de acordo com o consumo e características de cada imóvel, assim como os fatores climáticos da região onde será instalado.

O ideal é solicitar orçamentos de empresas experientes que vão até o seu local para coletar os dados necessários para o seu sistema fotovoltaico.

A energia alimenta as luzes e equipamentos elétricos de todo o seu imóvel

A eletricidade produzida pelo sistema de energia solar fotovoltaica é capaz  de atender os mais variados tipos de consumo elétrico de uma casa ou empresa, desde lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, até televisores, aparelhos de som, computadores e demais equipamentos conectados na tomada.

O excesso de energia é armazenado em baterias

Normalmente, durante o dia, o painel solar fotovoltaico irá produzir mais energia do que aquela consumida no imóvel nesse período. Nos sistemas fotovoltaicos off grid, este excedente de energia é armazenado em baterias.

A quantidade de energia que você armazenou nas baterias será a energia que você terá para consumir durante a noite ou em momentos de pouca luz do sol, quando o seu painel solar não opera ou produz menos energia.

Vantagens e Desvantagens do Sistema Fotovoltaico Off-Grid

9

Vantagens

O sistema off-grid apresenta diversas vantagens, já que pode ser utilizado em várias situações. Há casos em que o consumidor preza por se livrar dos aumentos tarifários ou da instabilidade de fornecimento, por isso prefere um sistema isolado da rede.

Também é muito utilizado em locais sem rede próxima, como sítios, fazendas e chácaras em locais remotos. Algumas vezes, a concessionária até leva pontos de energia próximos ao local, porém, é cobrado um valor muito alto e os prazos são longos, o que torna o off-grid mais viável.

9

Desvantagens

Quanto mais potência emite um sistema off-grid, maior precisa ser o investimento financeiro para que seja instalado. Por isso, costuma ser utilizado para pequenas cargas, como para utensílios domésticos.

Diferenças Entre Sistema Solar On-grid e Off-Grid

Entre as décadas de 1950 e 1970, o sistema de energia solar off-grid era o único tipo de sistema existente, já que a intenção era levar energia elétrica aos locais em que as redes de distribuição não chegavam, como satélites artificiais (meteorológicos e de telecomunicações, por exemplo).

Por outro lado, o sistema de energia solar on-grid é conectado à rede. No Brasil, é chamado de sistema fotovoltaico, ou simplesmente como sistema on-grid.

O sistema solar on-grid, ou seja, conectado à rede, é composto pelos módulos fotovoltaicos (também chamados de placas solares) e pelos inversores interativos, que são chamados de Grid-tied Interactive Inverter.

5 + 5 =

Endereço

R. Leopoldo Machado, 1750 - Central, Macapá - AP, 68900-067

Email

insolar.infor@gmail.com