(96) 9 8429-4799 | (91) 9 9145-8446 insolar.infor@gmail.com

Sistema Solar On-Grid

Já pensou em ter um sistema solar on grid em sua casa ou estabelecimento? Calma, se você ainda não sabe o que é, ou como funciona, você precisa entender que sistemas on-grid são conectados à rede e possuem suas particularidades em relação ao off-grid. Desta forma, explicaremos por qual motivo você precisa instalar um sistema fotovoltaico on grid em sua residência, comércio ou indústria, de acordo com seus prós/contras e as diferenças de um sistema para o outro. Vamos começar?

O que é um Sistema On-Grid?

O sistema de energia solar on-grid, ou sistema fotovoltaico conectado à rede, é o sistema que permanece conectado à rede de distribuição, assim, em momentos em que não há produção de energia, é possível utilizá-la da distribuidora e, em casos de excesso de produção, recebem-se créditos de energia.

O sistema fotovoltaico on-grid é formado por equipamentos com a função de converter a energia solar em eletricidade e, por serem ligados à rede, também podem inseri-la diretamente na rede elétrica, transferindo o excesso de energia gerada para a distribuidora e economizando até 95% da conta de luz.

Graças ao sistema on-grid, não é necessário um investimento em baterias solares, barateando a instalação do sistema, além de reduzir sua conta de luz com a utilização dos créditos de energia, conforme o Artigo 14 do Decreto-lei nº 5.163, de 2004, que define a geração distribuída.

Como funciona o sistema fotovoltaico conectado à rede?

O sistema fotovoltaico conectado à rede (on-grid) funciona a partir da captação da luz solar por meio dos painéis solares, gerando eletricidade em corrente contínua (CC), que passa pelo inversor solar e é convertida em corrente alternada (CA) e é distribuída para o imóvel.

A grande diferença do sistema on-grid para o off-grid é o que acontece com a energia gerada em excesso: enquanto o sistema off-grid armazena a energia em baterias solares, o sistema on-grid transfere para a rede elétrica, gerando créditos de energia para serem usados posteriormente.

Veja o passo a passo do funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica conectado à rede (on grid)

O painel solar capta a luz e a transforma em energia elétrica

Ao contato com a luz do sol, o painel solar fotovoltaico instalado sobre o telhado produz energia elétrica por meio efeito fotovoltaico.

O painel solar é formado pela junção das placas solares conectadas entre si. Em cada projeto, é preciso calcular a quantidade necessária de placas de acordo com o consumo elétrico a ser atendido.

Ou seja, quanto maior o tamanho do painel solar, mais placas fotovoltaicas ele possui e mais energia ele é capaz de gerar.

O inversor fotovoltaico adapta a corrente elétrica da energia

Antes de poder ser utilizada, a eletricidade produzida pelo painel solar precisar passar pelo inversor fotovoltaico, equipamento que adapta a sua corrente ao padrão da nossa rede elétrica, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Ou seja, é o inversor solar que torna a energia elétrica gerada pelo painel fotovoltaico apta a alimentar televisores, computadores, eletrodomésticos e quaisquer outros equipamentos elétricos da sua casa ou empresa.

A energia chega ao quadro de luz e é distribuída na sua casa ou empresa

A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o “quadro de luz” e é distribuída para atender ao consumo do seu imóvel.

Como esta energia é gerada por você, não existe custo na sua utilização. Portanto, é possível utilizá-la como alternativa à eletricidade que você compra da distribuidora para reduzir o gasto com a conta de luz.

Um sistema fotovoltaico pode atender toda a demanda elétrica de um imóvel, desde pequenas residências até grandes empresas e indústrias.

Para isso, entretanto, é necessário que o sistema seja projetado de acordo com o consumo e características de cada imóvel, assim como os fatores climáticos da região onde será instalado.

O ideal é solicitar orçamentos de empresas experientes que vão até o seu local para coletar os dados necessários para o seu sistema fotovoltaico.

A energia alimenta as luzes e equipamentos elétricos de todo o seu imóvel

A eletricidade produzida pelo sistema de energia solar fotovoltaica é capaz  de atender os mais variados tipos de consumo elétrico de uma casa ou empresa, desde lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, até televisores, aparelhos de som, computadores e demais equipamentos conectados na tomada.

O excesso de energia é injetado na rede elétrica, gerando créditos

Normalmente, durante o dia, o painel solar fotovoltaico irá produzir mais energia do que aquela consumida no imóvel nesse período. Nos sistemas fotovoltaicos on grid, este excedente de energia é injetado na rede elétrica.

Na hora da instalação do sistema fotovoltaico on grid, o seu relógio de luz antigo é substituído por um novo modelo “bidirecional”, que mede a entrada e a saída de energia.

Desta forma, a distribuidora local consegue computar, mês a mês, a quantidade de energia que você injetou na sua rede, assim como a energia que você consumiu dela durante a noite ou em momentos de pouca luz do sol, quando o seu painel solar não opera ou produz menos energia.

A eletricidade que o seu sistema fotovoltaico injeta na rede vira créditos de energia para você. Para cada um quilowatt-hora (kWh) de energia fornecido à rede pelo seu sistema, você recebe um crédito de energia que compensa o mesmo um kWh de energia consumida da rede.

Todos os meses, a distribuidora detalha na sua fatura a quantidade de créditos gerados e consumidos, assim como qualquer saldo restante, que continua válido por até 60 meses.

Quando você instala um sistema fotovoltaico on grid capaz de atender todo o consumo elétrico da sua casa ou empresa, os créditos gerados no mês serão suficientes para compensar tudo o que você consumiu da distribuidora, o que resulta em uma economia de até 95% no valor da fatura.

Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!

Os créditos de energia são fruto da regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para o segmento de Geração Distribuída (GD), possuindo regras específicas de compensação para cada classe de consumidores (residencial, comercial ou industrial).

Saiba como funciona o sistema de créditos de energia na página => A regulamentação dos créditos de energia solar

Vantagens e Desvantagens do Sistema Fotovoltaico On-Grid

Para saber se a instalação de um sistema conectado à rede em seu imóvel ou estabelecimento é opção mais viável, é preciso colocar na balança suas vantagens e desvantagens. Por isso, separamos os principais benefícios (ou não) para você decidir:

9

Vantagens

Possui 30% mais eficiência em relação ao sistema off-grid;

Permite a utilização do sistema de créditos;

9

Desvantagens

Impõe obrigatoriedade de conexão à rede pública de distribuição;

Não possui sistema de armazenamento;

Diferenças Entre Sistema Solar On-grid e Off-Grid

Para avaliar a melhor opção entre sistemas solares, você precisa entender a diferença entre on grid e off-grid, de modo que seus benefícios podem variar de acordo com a sua necessidade.

Desta forma, podemos adiantar que o sistema solar on-grid possui o diferencial de dispensar a utilização de baterias e controladores de carga, tornando-o 30% mais barato e eficiente em relação ao off-grid. Esse tipo de sistema garante que a energia seja utilizada tanto para consumo local quanto em outro ponto da rede elétrica (autoconsumo remoto).

No caso dos sistemas fotovoltaicos off-grid (isolados), são utilizadas baterias para viabilizar o armazenamento do excesso de energia. Por isso, o custo dos equipamentos é mais alto e seu uso não é recomendado em áreas urbanas, tornando mais vantajosa a instalação de um sistema on-grid.

Portanto, se você deseja contar com o auxílio de um sistema que produza energia elétrica para todo o seu imóvel, a melhor opção está no sistema conectado à rede (on grid), porém, é necessário checar se o cliente está no mercado cativo e recebe energia elétrica de uma distribuidora ou permissionária. Além disso, essa solução é mais indicada para os que não se preocupam com a dependência de concessionárias de energia.

15 + 4 =

Endereço

R. Leopoldo Machado, 1750 - Central, Macapá - AP, 68900-067

Email

insolar.infor@gmail.com