(96) 9 8429-4799 | (91) 9 9145-8446 insolar.infor@gmail.com

Sistema Solar Híbrido

Os sistemas fotovoltaicos híbridos são assim chamados, pois trata-se de um modelo que une características dos sistemas on grid e off grid de energia solar, no entanto, ainda não tem uso liberado no Brasil.

O que é um Sistema Híbrido?

Para explicar o que são os sistemas fotovoltaicos híbridos, é preciso entender melhor a diferença entre os modelos on grid e o off grid. Embora ambos tenham o mesmo propósito, gerar energia elétrica ao captar a luz solar através de painéis fotovoltaicos, cada um é indicado para diferentes cenários.

On-Grid

O sistema fotovoltaico on grid se conecta à rede de distribuição de energia elétrica da região, esta deve autorizar a geração no imóvel e garantir que siga as especificações necessárias para a segurança.

Neste modelo, a energia solar excedente é enviada para a rede de distribuição que, em troca, oferece uma compensação de créditos de energia solar na conta de luz.

Saiba como funciona o sistema de créditos de energia na página => A regulamentação dos créditos de energia solar

O sistema on-grid garante a segurança dos equipamentos e do sistema. Assim, caso haja uma queda de tensão na rede elétrica, o inversor é automaticamente desligado. A função também tem o objetivo de proteger qualquer pessoa que entre em contato com o sistema. Em outras palavras, quando há falta de luz, a pessoa com sistema de geração de energia solar também fica sem luz.

Off-Grid

Por sua vez, o sistema fotovoltaico off grid é bastante recomendado para regiões isoladas e remotas que não possuem acesso à rede elétrica local. Isso porque a geração de energia solar nesse caso conta com um equipamento extra: as baterias.

No lugar das distribuidoras, são elas as responsáveis por armazenar a energia gerada e garantir que haja funcionamento da eletricidade à noite, por exemplo.

Híbridos

Os sistemas fotovoltaicos híbridos, portanto, buscam a união da melhor parte de cada um deles: a conexão com a rede de distribuição local e o armazenamento próprio de energia. Assim, na situação da falta de luz, por exemplo, a pessoa continuaria tendo luz em casa porque o sistema passaria a consumir a energia armazenada na bateria.

Parece uma boa ideia, não é mesmo? Contudo, o modelo de sistema híbrido não é autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e não tem uso regulamentado no país. Quem aposta na comercialização e na compra do modelo está apenas na expectativa de uma regulamentação futura. A seguir, vamos entender melhor as questões legais.

O que diz a Aneel?

As regras para a energia solar no Brasil foram definidas pela Resolução Normativa 482 publicada em 2012 pela Aneel. Com ela, foram estabelecidas as condições gerais para a micro e minigeração distribuída e a compensação de energia elétrica. Entretanto, a legislação não contempla os sistemas fotovoltaicos híbridos, mas já existem deliberações para inclusão do modelo.

Pode parecer vantajoso, mas além de necessitarem de um investimento maior, quem adquire os sistemas fotovoltaicos híbridos atualmente não tem garantia que as regras aprovadas futuramente serão as mesmas em relação aos produtos comprados hoje.

Por isso, o mais indicado é escolher o melhor modelo para a sua situação e fazer um investimento com mais segurança.

Como saber qual o melhor: energia solar On-Grid ou Off-Grid?

Como vimos, os sistemas fotovoltaicos on grid ou off grid são os dois modelos regulamentados no Brasil. Eles podem ser instalados em residências, comércios, empresas, postos de gasolina e até mesmo negócios móveis como food trucks podem se beneficiar da energia solar fotovoltaica.

Optar por um sistema fotovoltaico em casa é uma forma de gerar a própria energia, economizar na conta de luz, além da vantagem de ser acessível em praticamente qualquer região do país devido à alta incidência solar no território.

O uso da energia solar tem se desenvolvido cada vez mais no Brasil e o ano de 2021 quebrou recordes de geração. Resultado que reflete o crescimento gradual nos últimos 10 anos.

Escolher o modelo adequado requer uma avaliação segura, considerando as necessidades de cada projeto, inclusive os custos e o retorno do investimento.

8 + 8 =

Endereço

R. Leopoldo Machado, 1750 - Central, Macapá - AP, 68900-067

Email

insolar.infor@gmail.com