(96) 9 8429-4799 | (91) 9 9145-8446 insolar.infor@gmail.com

Sistemas Fotovoltaicos

O que é Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar. Quanto maior a incidência de radiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.

Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Os fótons da luz solar incidem sobre as células fotovoltaicas, eles energizam os elétrons do seu material semicondutor, que se movimentam gerando uma corrente elétrica.

Os módulos fotovoltaicos utilizados para gerar energia solar elétrica em casas e empresas são compostos por dezenas de células, que são ligadas em série e seguramente encapsuladas dentro da moldura para garantir proteção e durabilidade. Popularmente, os módulos fotovoltaicos são conhecidos como placas solares.

Desta forma, a capacidade de geração elétrica do módulo fotovoltaico (placa solar) é igual à soma das capacidades de cada célula voltaica.

Para atender ao consumo elétrico de um imóvel, basta calcular a quantidade necessária de placas solares, que serão interligadas para formar o painel fotovoltaico e, depois, conectadas ao inversor e demais equipamentos do sistema solar fotovoltaico.

O sistema solar fotovoltaico utiliza um kit de energia solar composto por:

9

Painéis Solares

9

Inversor Solar

9

String Box

9

Sistema de Fixação das Placas Solares

(conhecidos popularmente como placas solares)

9

Conectores e Cabeamentos

A energia fotovoltaica já existe há mais de 100 anos e é a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo. Hoje ela é utilizada em milhões de residências e empresas com sistemas fotovoltaicos, assim como em grandes projetos de usinas solares para geração elétrica centralizada controlada por governos.

No Brasil, o número de instalações de energia solar fotovoltaica disparou nos últimos anos em resposta aos aumentos da conta de luz, além da queda de preços da tecnologia e da facilidade de acesso por meio de financiamento de energia solar.

Tipos de Sistemas Fotovoltaicos:

Os sistemas fotovoltaicos são divididos em três tipos: conectados à rede (on grid), isolados (off grid) ou híbridos. 

Os três tipos de sistemas geram energia de uma forma similar: módulos solares são colocados geralmente nos telhados de imóveis e captam a luz do sol, que se transforma em corrente elétrica. A corrente alternada gerada a partir dos módulos é convertida em corrente contínua por um equipamento chamado de inversor. Assim, a energia gerada a partir do sol torna-se apta a alimentar os equipamentos elétricos de uma residência ou comércio.

A diferença é que o sistema on grid é conectado à rede, utilizando energia da distribuidora durante a noite ou em dias de pouco sol e acumulando créditos energéticos com a energia excedente gerada durante o dia; o sistema off grid não é conectado à rede e faz uso de baterias para acumular a energia excedente e usá-la quando não é possível produzir; e o sistema híbrido é a união dos dois: um sistema conectado à rede que possui baterias.

Cada um deles possui vantagens e desvantagens, o que varia é a necessidade de cada um. Em centros urbanos, o sistema on grid costuma ser mais vantajoso e econômico, mas em lugares afastados da cidade, onde a rede elétrica não chega, sistemas off grid são mais adequados.

Sistemas Fotovoltaicos On-Grid

É o sistema que permanece conectado à rede de distribuição, assim, em momentos em que não há produção de energia, é possível utilizá-la da distribuidora e, em casos de excesso de produção, recebem-se créditos de energia.

Sistemas Fotovoltaicos Off-Grid

Tem como principal característica o “autossustento”, ou seja, é um sistema não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias para ser utilizada quando não houver produção.

Sistemas Fotovoltaicos Híbridos

O sistema híbrido é a união dos dois: um sistema conectado à rede que possui baterias.

Faça já seu orçamento! A sua energia solar está aqui

Você poderá solicitar um orçamento – nós vamos te auxiliar no dimensionamento, cotação e instalação mais adequada à sua necessidade e este é um serviço gratuito!

7

2 + 2 =

Endereço

R. Leopoldo Machado, 1750 - Central, Macapá - AP, 68900-067

Email

insolar.infor@gmail.com